Beneficios da hidromassagem
Limpeza de pele
O calor da água ajuda a dilatar os poros da pele, facilitando a liberação de impurezas. Essa ação é fundamental para manter o aspecto de viço da pele e os efeitos são potencializados pelo relaxamento da hidromassagem.
Além do relaxamento físico, um dos benefícios da hidromassagem é a redução do estresse mental pela liberação de endorfinas — hormônio relacionado ao bom humor, que tem efeito antienvelhecimento por ajudar na eliminação dos radicais livres.
Terapia para osteoporose
Para os idosos, os benefícios da hidromassagem vão além do relaxamento. Estudos recentes indicam que a osteoporose pode ser tratada utilizando a hidromassagem para fazer exercícios físicos.
A água reduz o impacto nos ossos, tornando o tratamento mais eficaz e até mais barato, já que pode ser reproduzido em casa, com a instalação dos jatos de hidromassagem na piscina.
Melhora na circulação
Em temperaturas altas, entre 35°C e 37°C, a água da hidromassagem cria uma espécie de pressão sobre o corpo, aumentando o ritmo cardíaco. Dessa forma, o coração bombeia mais sangue pelo corpo, atuando como um exercício físico moderado. Não há sobrecarga do coração, mas a atividade deve ser autorizada por um médico para portadores de problemas cardíacos.
É essa circulação aumentada que provoca o relaxamento dos músculos, atenuando dores de cabeça e nas costas, por exemplo, que costumam ter origem por tensão muscular.
Cuidados gerais com a hidromassagem
Algumas medidas de segurança são clássicas para banheiras ou piscinas com hidromassagem:
- Prender cabelos compridos, para evitar que sejam sugados pelos filtros ou ralos;
- Controlar a temperatura para que não passe dos 35°C para crianças e dos 50°C para adultos;
- Não permanecer por mais de 20 minutos em um banho de imersão em água quente, pois há risco de desidratação;
- Manter bebidas geladas não alcoólicas por perto, pois ajudam a evitar a desidratação;
- Evitar o uso da hidromassagem quando se sentir sonolento ou cansado, pelo risco de afogamento.
Além dessas medidas, alguns indivíduos precisam prestar atenção extra ao utilizar a hidromassagem:
Mulheres grávidas
Banhos de imersão e saunas (secas e a vapor) não são recomendados nas primeiras sete semanas de gravidez. O calor em excesso eleva a temperatura corporal da mulher, e alcançar temperaturas acima de 38,8°C por dez minutos ou mais pode colocar mãe e bebê em risco. Os riscos de aborto são aumentados, bem como as chances de malformações congênitas.
Após o primeiro trimestre, porém, a hidromassagem é uma opção segura, podendo ser utilizada por até 10 minutos para reduzir inchaços e outros desconfortos físicos causados pela gravidez.
Portadores de diabetes
Estudos já realizados dão conta de que pacientes portadores de diabetes tipo II apresentaram dependência de doses menores de insulina após o uso controlado da hidromassagem — 30 minutos diários, 6 dias na semana. Nos mesmos pacientes também foi verificada perda de peso e queda nas taxas de glicose, além de melhoria na qualidade do sono.
Apesar disso, é importante consultar um médico e avaliar as melhores formas de utilizar a hidromassagem a seu favor caso seja portador da doença e seguir à risca as recomendações feitas.
Pessoas com pressão oscilante
Um dos benefícios da hidromassagem é melhorar a circulação sanguínea, como dito no começo deste post. A dilatação dos vasos sanguíneos ajuda a reduzir a pressão arterial e, por isso, pessoas com histórico dos chamados “picos de pressão” devem ter cuidado ao utilizar a hidromassagem.
O aumento ou a diminuição repentina da pressão arterial pode causar mal estar e até desmaios, com o risco de afogamento em banheiras ou piscinas com hidromassagem.
Agora que você já conhece os benefícios da hidromassagem e como utilizá-la com segurança, compartilhe estas informações em suas redes sociais e divida com seus amigos a qualidade de vida que a hidromassagem pode oferecer!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.